quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Km 596: Dois acidentes no mesmo local e no mesmo dia


A carreta ficou deitada a poucos metros de uma ribanceira
(Foto: E.C.Sette / PR)

A curva existente no km 596 da rodovia BR 116, entre o Distrito de Realeza e a cidade de São João do Manhuaçu continua fazendo vítimas e engordando as estatísticas de acidentes de trânsito em nossa região. Enquanto a população fica alarmada com os sucessivos sinistros, as autoridades não tomam uma atitude para eliminar este problema. O trecho de quatro quilômetros de extensão, entre os km 592 e 596 apresentam o maior número de ocorrências em toda a região. E particularmente a curva no km 596 é responsável por mais da metade dessas ocorrências. Esta curva sempre foi considerada perigosa, porém após o serviço de recapeamento realizado em meados deste ano, o asfalto ficou muito liso e seu traçado acentuado tem contribuído com o alto índice de registros.
Desta vez, o local foi palco de dois acidentes em um único dia. Com uma diferença de apenas quatro horas e meia entre os dois acidentes. O primeiro, sem gravidade, aconteceu às 15 horas desta quarta-feira (07), envolvendo um automóvel e uma carreta bitrem 9 eixos, que se chocaram lateralmente no km 596,1. E o segundo acidente aconteceu às 19h30 horas, em que uma carreta carregada com refrigerantes em garrafas PET de 2 litros tombou na curva, no km 596,2.

Acidente ocorrido às 15 horas

O Classic teve a lateral direita danificada na colisão
(Foto: E.C.Sette / PR)
De acordo com os relatos dos condutores envolvidos nesta ocorrência, a carreta bitrem 9 eixos Scania G420 placa CPN-5581 e semirreboques placas CPN-5582 e CPN-5584 de Pirassununga/SP seguia sentido São João do Manhuaçu a Realeza e ao entrar na curva seu condutor deu passagem para que o automóvel GM Classic placa HAX-9473 de Caratinga/MG que vinha logo atrás pudesse fazer a ultrapassagem.
José Carlos Gatto, de 63 anos, condutor da carreta, contou que no momento que era ultrapassado, perdeu o controle de seu caminhão, que começou a fazer um ‘L’ na pista. Segundo ele, foi possível controlar o bitrem ainda dentro da curva, porém se chocou lateralmente com o automóvel. O choque foi leve, causando poucos danos nos dois veículos, porém, José Carlos conta que o acidente não foi de maiores proporções porque existia uma barra de proteção lateral em seu bitrem, que impediu que o Classic colidisse com o eixo e fosse esmagado pelas rodas do caminhão.
A barra de proteção lateral impediu uma tragédia
(Foto: E.C.Sette / PR)
Esta barra de proteção é uma exigência prevista na Resolução nº 323 do CONTRAM de 17 de julho de 2009. De acordo com esta resolução, os caminhões, reboques e semirreboques com peso bruto total PBT superior a 3.500 kg novos, saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 1º de janeiro de 2011, somente poderão ser registrados e licenciados se estiverem dotados do protetor lateral que atenda às especificações constantes do Anexo desta Resolução. Esta resolução foi criada justamente para impedir acidentes em que automóveis entrem por baixo dos eixos de caminhões. A carreta tem ano de fabricação 2011 e este detalhe salvou a vida do condutor do Classic, Carlos Vieira Dornelas, de 37 anos. Os condutores dos dois veículos não ficaram feridos neste acidente.

Acidente ocorrido às 19h30

Com o tombamento, os refrigerantes ficaram derramados
pela pista e pela ribanceira
(Foto: E.C.Sette / PR)
A carreta MB LS1634 placa HFH-1571 e semirreboque placa MPP-2418 de Teófilo Otoni/MG, transportava uma carga de refrigerantes em embalagem PET de 2 litros e seguia do Rio de Janeiro para Teófilo Otoni, quando seu condutor, José Lopes de Souza, de 59 anos, perdeu o controle sobre o veículo, que tombou no meio da curva. A carreta se arrastou ao longo da pista e parou a poucos metros de cair em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros. O veículo ocupou toda a pista do sentido contrário e sua carga ficou espalhada no asfalto e ao longo da ribanceira. A pista ficou parcialmente interrompida por mais de duas horas, sendo o trânsito liberado alternadamente neste período. Às 21 horas o trânsito foi interrompido totalmente para que fosse realizado o destombamento do veículo. O trabalho de retirada da carreta demorou 30 minutos, causando um congestionamento nos dois sentidos da rodovia.
Um grande número de populares esteve no local e saquearam boa parte das mercadorias. Devido ao refrigerante e ao óleo combustível que derramou pela pista, foi necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros para efetuar a limpeza do asfalto e a colocação de serragem, para evitar novos acidentes no local. Compareceram o Sargento Kleiton e os soldados Saulo e Henrique para realizar o serviço de limpeza.
José Lopes se queixou de uma lesão sofrida no membro inferior direito, sendo encaminhado por terceiros à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manhuaçu. As ocorrências destes dois acidentes foram registradas pelos agentes Kildare e Tadeu Lima, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Realeza. 
(Fotos: E.C.Sette / PR)
Fotos: Paulo Sérgio Martins / Socorro São José)
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010