Supercarreta se transforma em atração pelos locais onde passa
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(Foto: Reprodução / TV Gazeta) |
A viagem da supercarreta pela rodovia BR-262 no Estado do
Espírito Santo, apesar dos transtornos que vem causando no trânsito desta
importante estrada federal, vem se transformando em uma ‘enorme’ atração para
as populações das cidades que são cortadas pela rodovia.
O veículo tracionado por quatro caminhões especiais com
capacidade de transportar 300 toneladas cada, tem proporções recordes. De
acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a supercarreta, que mede 111
metros de comprimento e transporta uma peça que somadas ao reboque pesa 654
toneladas, é o maior e mais pesado veículo de transporte a ter transitado pelas
rodovias federais brasileiras.
A viagem entre Serra, região metropolitana de Vitória (ES)
até seu destino final em Ipatinga (MG) transportando uma chapeadora responsável
por moldar peças de aço da Usiminas estava prevista para ocorrer em 25 dias.
Mas sucessivos problemas mecânicos obrigaram a empresa responsável pelo
transporte a refazer seus cálculos. A supercarreta iniciou seu percurso no dia
17 de maio e havia a previsão de que alcançasse a divisa do Estado de Minas
Gerais no dia 26 daquele mês. Mas nesta terça-feira, 12, ela ainda estava
passando pela cidade de Ibatiba (ES). Se
não acontecer novos imprevistos a previsão é que ela esteja passando por
Manhuaçu entre o próximo final de semana e o início da próxima semana. E como
vem acontecendo nas outras cidades, um grande número de pessoas deverá se
deslocar para as margens da rodovia e acompanhar este acontecimento.
Previsão de transtornos em Minas
Além do transtorno normal durante o percurso na rodovia,
existem três trechos do trajeto dentro do Estado de Minas Gerais que merecerão
cuidados especiais por parte da empresa responsável pelo transporte. O primeiro
deles é o perímetro urbano de Manhuaçu. Nesta cidade a rodovia BR-262 serve
também como uma ‘avenida’ que une o Centro comercial a outros importantes
bairros.
Em Realeza há a previsão de grande congestionamento, pois
neste distrito existe o entroncamento da rodovia BR-262 com a BR-116. Também
neste local a carreta gigante mudará seu trajeto para a segunda rodovia. Para
atravessar o trevo será necessária a interrupção do trânsito nas duas estradas
federais de forma simultânea.
E por fim haverá transtornos também para a cidade de
Caratinga que, como Manhuaçu, tem um longo trecho da rodovia cortando seu
perímetro urbano e sendo utilizada como ‘avenida’. Todo o trajeto entre Vitória
e seu destino final em Ipatinga, está previsto para durar 25 dias.
Everardo C. Sette
portalrealeza@portalrealeza.com