Enem 2010: MEC anuncia resultado e índice baixo nas escolas públicas preocupa
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(Imagem: Divulgação) |
Responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio do país,
as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média
nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Entre os
estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na
prova objetiva (511,21 pontos), 96% são públicos. Esse dado descarta os
colégios que tiveram participação inferior a 2% ou com menos de 10 alunos
inscritos e, por esse motivo, não recebem uma nota final.
No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano
passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da
Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é “intolerável” e
precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que muitas vezes o baixo
desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu
entorno.
“Às vezes, as condições socioeconômicas das famílias
explicam muito mais o resultado de uma escola do que o trabalho do professor e
do diretor. E, muitas vezes, as escolas são sobrecarregadas com
responsabilidades que não são 100% delas. É muito diferente uma escola de um
bairro nobre de uma região metropolitana de classe média, cujo investimento por
aluno é dez vezes o investimento por aluno da rede pública, de uma escola rural
que atende a filhos de lavradores que não tiveram acesso à alfabetização”,
pondera o ministro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
(Inep) divulga nesta segunda-feira (12) as notas de todas as 23,9 mil escolas
que participaram do Enem em 2010. O órgão decidiu alterar o formato de
divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de
estudantes daquela unidade de ensino que participaram do exame. A mudança
pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em
que a participação dos alunos é pequena.
Considerando apenas as escolas com alto índice de
participação no Enem (mais de 75% dos alunos), apenas uma pública está entre as
20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa
(UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a
média entre a prova objetiva e a redação.
Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de
Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, a
ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva
da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.
“Esse quadro é um reflexo do próprio apartheid [regime de
segregação racial na África do Sul], causado por uma educação que não é
oferecida no mesmo patamar a todos desde a alfabetização. As avaliações mostram
que essa desigualdade [da qualidade do ensino oferecido por públicas e
particulares] começa lá atrás e vai se acentuando ao longo do percurso escolar.
O jovem da escola particular chega ao nível de formação e aprendizado esperados
quando termina o ensino médio, mas o da escola pública chega com três ou quatro
anos de déficit na aprendizagem. A luta é desigual”, avalia.
Veja abaixo o gráfico com o resultado das escolas públicas estaduais de Manhuaçu
(Clique na imagem para ver em tamanho maior)
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