sábado, 29 de maio de 2010

Fundo Estadual da Cultura promove capacitação em Manhuaçu

(Foto: Reprodução / Tribuna do Leste)
Artistas e produtores culturais de toda região participaram de uma capacitação organizada pelo Fundo Estadual de Cultura, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu, na tarde desta quinta-feira, 27. O treinamento reuniu cerca de 150 participantes vindos de quinze municípios, além de inscritos residentes nos distritos de Manhuaçu. A palestra foi ministrada pela Assessora do Fundo Estadual de Cultura, Polyane Nery.
A Mesa Diretora da solenidade foi composta pelo Prefeito Adejair Barros, Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo, Dr. Vinícius de Resende; Diretor Municipal de Cultura e Turismo, Fabrício Santos, e pela Assessora Técnica do FEC, Polyane Nery. O cerimonial foi apresentado pelo Jornalista Klairton de Souza (TV Catuaí).
(Foto: Reprodução / Tribuna do Leste)
Com o objetivo de ampliar o acesso aos recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), a Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura realiza treinamentos em vários municípios mineiros. Por meio de palestras presenciais, estes treinamentos pretendem estimular e qualificar os gestores culturais e demais profissionais do setor para o planejamento e a elaboração de projetos a serem apresentados em cada edital.
A consolidação deste curso em Manhuaçu foi possível a partir da solicitação feita ao Governo Estadual, pelo Diretor Municipal de Cultura de Manhuaçu, Fabrício Santos. O pedido foi atendido e Manhuaçu tornou-se uma das cidades selecionadas pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, para sediar um destes treinamentos direcionados a gestores públicos municipais ligados à cultura, entidades culturais e seus representantes.

Recursos do FEC

(Foto: Reprodução / Tribuna do Leste)
O objetivo do FEC (Fundo Estadual de Cultura) é estimular o desenvolvimento cultural das diversas regiões de Minas Gerais. Podem participar da seleção para se obter os recursos do fundo, pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e de direito público estabelecidas em Minas. Os projetos que se inscreverem no programa devem apresentar objetivo e atuação prioritariamente culturais. As entidades inscritas precisam ter pelo menos um ano de existência legal, atuação devidamente comprovada e diretamente responsável pela promoção e execução do projeto inscrito. Os recursos do fundo são aplicados em duas modalidades: “Financiamento reembolsável” – caso o beneficiário seja pessoa jurídica de direito privado, ou “Liberação de recursos não reembolsáveis” – caso o beneficiário seja entidade de direito público ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos.
Os projetos são analisados pelas Câmaras Setoriais Paritárias (CSPs), que levam em conta os critérios técnicos e de fomento, o caráter estritamente artístico-cultural e o interesse público. As CSPs são constituídas por representantes do Sistema Estadual de Cultura de Minas Gerais e por entidades culturais do Estado, tendo total autonomia para avaliação e julgamento dos projetos. A Secretaria de Estado da Cultura oferece, ainda, como suporte aos proponentes, treinamentos, orientação para apresentação de projetos, prestação de contas e readequação de projetos.
O Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Fabrício Santos, ressaltou que esta capacitação representa o atendimento de uma solicitação feita pessoalmente ao Secretário de Estado da Cultura, na capital mineira. “Esta capacitação é fruto do 1º Fórum Setorial de Cultura de Manhuaçu que contou com a participação de artistas de vários setores. Agora, com este treinamento, tivemos uma demonstração de credibilidade muito grande porque, além de Manhuaçu, outras quinze cidades participaram do curso. O primeiro contato foi através da realização deste Fórum. Levei ao conhecimento do Diretor do Fundo Estadual de Cultura, Flávio de Tarso, em Belo Horizonte, apresentando o convite pra ele e, depois, encaminhei relatório de atividades. [...] Quando o Diretor disse que Manhuaçu iria sediar um curso de capacitação ficamos muito felizes e, então, comecei a mobilização dos artistas para convocá-los. Tive, portanto, uma resposta muito boa, obtendo 84 inscrições de artistas provenientes de mais de dez cidades. [...] As pessoas estão saindo deste curso muito motivadas, todas querendo preparar projetos, com uma capacitação melhor e boas expectativas, atendendo realmente este resgate cultural da identidade de Manhuaçu e dos distritos, além da região”, destacou Fabrício Santos.
Além de Manhuaçu, os municípios participantes desta Capacitação do FEC foram Carangola, Alto Jequitibá, Manhumirim, Luisburgo, Espera Feliz, Santana do Manhuaçu, Reduto, Simonésia, Martins Soares, Durandé, Caiana, Governador Valadares, Caputira, São Pedro dos Ferros e Matipó.

Fotos:1ª- O Prefeito Adejair Barros se pronunciou na abertura do curso, mencionando este novo momento para a cultura em Manhuaçu.

2ª - A Palestrante Polyane Nery, Assessora Técnica do FEC.
3ª - O Diretor Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Fabrício Santos, destacou que a inclusão de Manhuaçu na lista de municípios atendidos pelo FEC se deu a partir de uma solicitação diretamente feita ao Secretario Estadual e a realização do I Fórum Setorial de Cultura.

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010